QUEM SOMOS

Vernalis

A tecnologia nos trouxe centenas de produtos químicos, que passaram a fazer parte da nossa rotina. No entanto, pelo uso excessivo desses produtos, tanto o ambiente como nossos corpos estão apresentando cada vez mais desequilíbrios e doenças! Para romper com esse ciclo, vem chegando o tempo de conscientização, do uso inteligente da tecnologia e da busca de formas de vida saudáveis e prazerosas, com práticas de saúde, alimentação e beleza mais naturais.

No entanto, quando as pessoas se lançam nessa jornada, muitas vezes não encontram informação confiável ou traduzida em práticas simples do dia-a-dia. Sempre fica a dúvida se o chá milagroso anunciado na internet pode realmente ajudar ou se pode fazer mal.

A Vernalis foi criada para atender a essa necessidade, e não deixar essa força de transformação pessoal se perder em práticas duvidosas. Todo o trabalho da Vernalis é referendado cientificamente. O nome Vernalis veio do latim, inspirado no nome botânico das plantas, e significa primavera. Representa novas oportunidades, esperança e beleza!

Como serviços, a Vernalis oferece atividades educativas, consultorias, atendimento em fitoterapia e prescrição de jardins.

O principal público da Vernalis são pessoas que buscam qualidade de vida, saúde, e gostam da natureza, tendo conhecimento prévio sobre esses assuntos ou não. Querem interagir mais com as plantas, e aprender a cuidar de si mesmas. Também oferecemos atividades específicas para profissionais das áreas de saúde, paisagismo e gastronomia que querem ajudar seus pacientes e clientes a conquistar esses benefícios, e por consequência se destacar profissionalmente.

Através das plantas, todas as pessoas podem conquistar mais controle sobre sua própria saúde, e atingir resultados superiores em todos os campos da sua vida! A mudança começa hoje mesmo!

Ana Cimbleris Alkmim

Nascida em Belo Horizonte, Ana Cimbleris Alkmim sempre teve um forte interesse por práticas autogeridas e sustentáveis. A inspiração para se envolver na área de saúde começou quando ficou grávida. As recomendações médicas que lhe foram feitas nesse período despertaram questionamentos. Seriam os procedimentos e medicamentos recomendados realmente as melhores opções para sua saúde, e para a saúde do seu filho? Essas dúvidas a motivaram a direcionar seus estudos para a área da saúde.

Assim, se formou em Farmácia pela UFMG, onde descobriu seu caminho com as plantas medicinais. Mais tarde, se tornou Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFMG), na área de Saúde Coletiva, Especialista em Plantas Medicinais (UFLA) e Especialista em Paisagismo e Revitalização Ambiental (INAP).

Ana trabalhou com povos camponeses, indígenas, raizeiras e benzedeiras. É pesquisadora e consultora em assuntos referentes à produção, processamento e utilização de plantas medicinais, havendo coordenado por 8 anos o programa de Farmácia Viva de Nova Lima através do Instituto Kairós.

Desde 2003 ministra cursos, oficinas e palestras na área de plantas medicinais, fitoterapia, gastronomia medicinal e plantas alimentícias não convencionais para leigos e profissionais de diversas áreas. Sua experiência inclui atividades educativas em universidades federais e particulares, Conselhos Regionais de profissões da área de saúde, Farmácias Vivas no SUS, organizações não governamentais, Inhotim, dentre outros. Atualmente, é coordenadora do curso multiprofissional de Pós-Graduação em Plantas Medicinais e Fitoterapia do Instituto Hone.

Ana é também fitoterapeuta, ensinando de modo individualizado a prática do autocuidado através das plantas medicinais. Como sommelier de chás medicinais, combina a qualidade de vida proporcionada farmacologicamente pelos chás medicinais à experiência gastronômica. Além disto, é paisagista de jardins medicinais, gastronômicos e agroecológicos, realizando com a prescrição farmacêutica de jardins. Escreve a coluna Jardim Medicinal na Revista Natureza, da Editora Europa. Participou entre 2010 e 2017 da Comissão Assessora em Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Em 2017, para potencializar o alcance de seu trabalho, idealizou e fundou a Vernalis. A atuação da profissional é marcada pela grande capacidade técnica e o primor na qualidade final de todo trabalho realizado. Atualmente, Ana reside em um sítio, em São Sebastião das Águas Claras – Nova Lima (MG). Sua paixão pelas plantas é sua motivação para estar sempre plantando e colhendo, criando novos blends de chá medicinal, estudando, aprendendo, praticando o que ensina e ensinando o que pratica!

   Currículo Lattes
   Linkedin

Missão

Melhorar a qualidade de vida das pessoas através das plantas.

Visão

Ser referência nacional em serviços e produtos que proporcionam qualidade de vida através das plantas, destacando-se por sua excelência e criatividade.

Valores

Autonomia em saúde
Processo dialógico de aprender, praticar e ensinar
Respeito aos conhecimentos tradicionais
Ética da agroecologia
Pesquisa e divulgação de conhecimento validado
Conservação da biodiversidade
Consideração aos direitos animais
Segurança alimentar e nutricional

Nossos parceiros